terça-feira, 2 de junho de 2009

Sub 11 vence e respira na Liga

A equipe Sub-11 do Futsal Futuro venceu o Peregrinos por 8 a 4 na noite do último dia 27/05, em partida disputada no Ginásio da AABB de Florianópolis. Com a vitória, a equipe ainda mantém viva suas chances de conquistar o primeiro turno da Liga. Mas a tarefa não será nada fácil, especialmente após o empate da Elase com a AABB B, que também disputa a vaga nas semifinais.

Para o auxiliar técnico Valmício Nunes Aguiar, que comandou a equipe durante a partida, o grande problema do Sub-11 é a marcação de retorno, que é bastante lenta. "Esse tem sido o caminho que os adversários encontram para fazer seus gols", salienta, esclarecendo que alguns jogadores se empolgam em partir para o ataque e se esquecem de defender corretamente.

Valmício pretende treinar o retorno de sua marcação para corrigir o erro já na próxima partida. "Vamos mudar nossa forma de atuar e espero contar com o empenho dos jogadores, caso contrário não conseguiremos chegar a lugar algum", observa.

De acordo com as estatísticas, o Sub-11 vem sofrendo mais gols do que deveria dentro da competição. Uma equipe competitiva, nessa categoria, leva em média entre 2,0 a 2,5 gols por jogo. O Futsal Futuro vem tomando 3,0 gols por partida. Nas partidas que não são cronomeradas a média de gols sofridos despenca para 1,37 - número bastante razoável. Somados todos os 13 jogos, a média de gols contra é de 2,0 por jogo.

"Esses números esclarecem tudo. O que não dá é para se iludir com a média geral de gols sofridos, porque ela não traduz a realidade da Liga. Se tivéssemos sofrido entre 2,0 e 2,5 gols por jogo nessa competição, estaríamos com 10 pontos ganhos e não com 7. Essa é a diferença", analisa Valmício.

Em relação ao ataque, Valmício acredita que a equipe está no caminho certo. "Em cinco jogos, marcamos 25 gols na Liga. Isso dá uma média de 5,0 gols por jogo. No total dos 13 jogos, essa média cai para 3,46 gols por jogo, mas temos que considerar que em jogos não conometrados há a tendência de se marcar pouco gols", diz Valmício, apontando que em oito partidas conometradas o Futsal Futuro marcou 20 gols, ou seja, 2,5 por partida.

CIRCUITO - Neste final de semana, as equipes do Futsal Futuro viajam à São pedro de Alcântara para tentar o título da etapa regional do Circuito Catarinense de Futsal. O Sub-11, com o vice-campeonato da etapa de Florianópolis, já está classificado para as finais. O Sub-13 ainda tenta a classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário